pagina

Pesquisar este blog

A HORA CERTA

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Em Palmas/TO, cultura é proteção contra a vulnerabilidade e garantia de inclusão social.




Garantir inclusão social e proteção à infância enquanto promove o estímulo à cidadania por meio das mais diversas manifestações culturais. O programa “Ponto de Cultura Meninos do São João”, implementado pela Prefeitura de Palmas (TO), no segundo mandato da administração Raul Filho (PT), tem esse foco e se apoia nas artes cênicas e na música para viabilizar a integração de crianças e jovens do ensino fundamental, que estão em áreas de riscos e vulnerabilidade social.


De acordo com a prefeitura de Palmas, o Ponto de Cultura presta, em média, assistência a duzentos e cinquenta crianças com aulas de violão popular, violão clássico, viola caipira e formação de banda rítmica percussiva, ocasião em que os alunos aprendem a manufaturar ou construir instrumentos musicais. Para o trabalho são usados materiais recicláveis.


Eles aprendem também sobre as manifestações culturais do Brasil e da Região Norte ao resgatarem ritmos, cânticos, e cantigas locais, da área dos reassentados da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães — hoje, sítio ecológico–, das comunidades São João, Mariana e do entorno.

“O objetivo central do ponto de cultura consiste em apoiar ações de integração social nas áreas de música e artes cênicas, para crianças de ensino fundamental que convivem em área de risco e vulnerabilidade social”, resume Dorivã Borges, professor e coordenador pedagógico do projeto.

O projeto da Prefeitura de Palmas já participou do seguintes eventos e premiações, em 2011: Amanzontech (Feira de Tecnologia do SEBRAE Nacional); FAES (Festival Estudantil das Escolas de Palmas), Primeiro Encontro dos Conselheiros Nacionais de Educação de Palmas (TO) 2011; Festival das escolas de tempo integral de Palmas; e, em 2012, da Terceira Conferencia Municipal de Cultura de Palmas.

O “Ponto de Cultura Meninos do São João” tem parceria e apoio do Ministério da Cultura. É um programa que se insere entre os programas de governo com apelo de marketing político que podem gerar impacto na campanha eleitoral que vai definir prefeitos e vereadores nas eleições 2012. A previsão de início da propaganda gratuita é 6 de julho.


Fonte: http://www.campanhasemandatos.com.br/


Nenhum comentário: