pagina

Pesquisar este blog

A HORA CERTA

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Índices altíssimos de câncer de colo de útero em Birigui




Andando pela cidade e conversando com amigos e amigas, verificamos como aumentou o índice de câncer uterino em mulheres aqui em Birigui.


Por se tratar de um câncer que se pode prevenir e que ninguém deveria morrer por esta doença, já que com a detecção precoce existe cura, e é lamentável ver o grande numero de casos em nossa cidade.

Porque a doença esta avançando desta forma???.

O papanicolau não está sendo feito nunca ou está sendo feito de forma irregular?

As mulheres de nosso município estão sendo diagnosticadas e tratadas???

Quando a mulher chega para operar ela não é mais operável e ela acaba morrendo pela doença, porque tanta demora no diagnóstico??

Será que esta sendo feito pesquisas entre as mulheres como faixa etária de idade, classificação social ou algum determinante para se verificar a origem do problema?

Segundo informações, já existem projetos de melhoria no diagnóstico do câncer ao longo desses vinte anos e a mortalidade está aumentando, você tem que ser honesto e dizer: -'Tem que ser feito algo urgentemente.!!!

Especialistas dizem ser inaceitável que uma mulher morra por esse tipo de câncer em pleno século 20 e defende a inserção da vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano, principal responsável pelo câncer do colo de útero) no calendário de imunização da rede pública de saúde.

Temos que sensibilizar gestores e profissionais de saúde, e questionarmos que fatores contribuem para o insatisfatório desempenho do programa de controle de câncer em nossa cidade e no país.

Verificar se há investimentos, organização no que se refere ao controle,se á pesquisas envolvendo motivos, como classes sociais , econômicas ou higiene etc,..

Verificar se esta sendo apresentado aos jovens, nas escolas ensino sobre a atividade sexual, e seus cuidados.

O ministério da saúde, através do Instituto Nacional de Câncer,divulgou que o câncer uterino detém o terceiro lugar de incidência de morte em nosso país.

Portanto,os desafios são muitos,e os estudos apontam o grande problema que esta doença vem causando.

È necessário uma intervenção conjunta de meios físicos, humanos, financeiros e simbólicos e criar o melhor em serviços , ter objetividade nessa situação problemática.

O programa de saúde da família surgiu com o propósito reorganizar atenção básica de saúde com ações individuais, coletivas, curativas e preventivas , portanto devemos cobrar ações mais sensíveis e concretas de nossos profissionais da saúde, gestores e de nossos políticos, para que vêem com mais carinho e responsabilidade esse problema que assombra nossas mulheres.

Nenhum comentário: