pagina

Pesquisar este blog

A HORA CERTA

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Será que estamos preparados para ser e cuidar de um idoso


Quero falar hoje sobre os idosos do nosso país.


Como será nosso futuro como idoso?

Como estamos tratando nossos idosos?

Será que estamos lutando e respeitando os nossos idosos?

Será que estamos preparados para ser e cuidar de um idoso?

Se as pessoas viverão mais, a lógica

indica que se deve planejar a velhice.

Mas poucos querem pensar sobre isso

Um relatório da Organização das Nações Unidas divulgou que, a população mundial acima de 60 anos deverá triplicar até o ano 2050. Saúde e educação serão os grandes desafios dos países em desenvolvimento, portanto devemos nos preocupar, pois seremos a futura geração de idosos e para entender tudo isso, hoje devemos ter todo respeito com nossos atuais idosos.

Temos que discutir o assunto, embora algumas pessoas não se preocupem com esse debate.

Muitos lares não têm sequer espaço físico, muito menos estrutura emocional e financeira para lidar com esse tipo de situação. Problemas como o de Parkinson ou Alzheimer, podem acarretar um grande stress familiar.

Por isso é tão freqüente haver brigas de família para saber quem vai cuidar do vovô – e muitos idosos simplesmente perdem o direito a um endereço fixo, morando ora com um filho, ora com outro, sentindo-se um peso para todos.

A questão precisa ser encarada com realismo e respeito. Em alguns casos, despesas com medicamentos, enfermeiro e um bom plano de saúde podem atingir 3 000 reais mensais. Raríssimas são as famílias que podem despender esse dinheiro, e mais raro ainda é encontrar um plano de saúde que não tenha cláusulas escritas simplesmente para ejetar os idosos ao menor sinal de doença crônica.

A sensação que tenho é de que quase ninguém se lembra que um dia estarão idosos, sem saúde e muitas vezes abandonado pelos filhos e pela família. Em outros continentes como na Europa ou na Ásia, o idoso é respeitado, acho que até por isso tem uma expectativa de vida para acima de 80 anos.

No Brasil ao contrário, nossos idosos são ignorados pela saúde pública e até privada, e muitas vezes são tratados como um grande problema pela própria família. Isso deixa-me muito triste. É preciso que as pessoas se conscientizem de que os idosos de hoje, foram jovens ontem, criaram família, educaram seus filhos, e muitos deles inclusive criaram seus netos. Portanto devemos respeito, apoio, tratamento médico, apoio psicológico, um lugar digno para viverem e terminarem o resto dos seus dias em paz.

Temos que exigir do nosso poder público atenção especial e que ampliem os projetos direcionados ao idoso.

Assegurar seus direitos e valorizando a sua participação na sociedade, e tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida dos idosos, como forma de resgatar a sua dignidade e auto-estima.

Realizar eventos e parcerias para levantar recursos e assim poder colaborar com organizações sociais que atendem idosos gratuitamente.

Inserir e apoiar instituições e ONGs que direcionam seus trabalhos a idosos, como o Lar do Idoso ou creche do idoso, Terceira Idade, etc.

Portanto quem não respeita o idoso, não respeita a história, a sabedoria, as tradições, o amor e acima de tudo, não respeita a sua dignidade.




Nenhum comentário: