pagina

Pesquisar este blog

A HORA CERTA

domingo, 25 de setembro de 2011

XVll Grito dos Excluídos- Vida em primeiro Lugar


"Pela Vida Grita a TERRA... Por Direitos, Todos Nós!"
 
Celebrar com os excluídos, com os lutadores do povo é partilhar as lutas e esperanças, é escutar as diversidades, é atuar com a criatividade no uso da simbologia e é, enfim, semear juntos a vida e a esperança em meio aos conflitos do momento presente
No último dia 07 de Setembro estivemos reunidos, com frases, objetos, cantos... Proclamando os gritos pela terra... Proclamamos os gritos por direitos...

O pároco da paróquia São Brás, padre João Fungaro, o vigário dessa mesma paróquia, Padre Sidney da Silva Mendonça, o Padre Gilmar de Andradina e o Diácono Vanderlei, estiveram presentes com caravanas de nossa cidade e cidades vizinhas: Araçatuba, Andradina, Piacatu, Gabriel Monteiro, Brejo Alegre e Guararapes.
Na ocasião tivemos a oportunidade de discutir sobre a exclusão social, em todos os seus aspectos, os presentes falaram sobre suas lutas pela aceitação na sociedade tão desigual nos dias de hoje.
Qual é o seu grito nesse dia?
Um basta à violência doméstica, ao racismo, ao preconceito religioso, a violência ao jovem, principalmente os de menor renda, que sofrem por falta de oportunidades.
Cada padre presente representou um tipo de exclusão.

O padre João representou os trabalhadores de associações de catadores de recicláveis e trabalhadores da terra, o padre Gilmar representou os excluídos por violência sexual, falou das meninas muitas vezes usadas como objetos nas mãos dos traficantes, do problema da pedofilia, o diácono Vanderlei defendeu a valorização e restauração de nossas famílias e o padre Sidney falou sobre o racismo em nossa sociedade, problema que atinge todas as classes, mas, principalmente aqueles que têm menos oportunidades de qualificação.
Cada grupo teve um momento para dar seu testemunho vivido no dia -a- dia.
Depois fizemos uma confraternização com os alimentos ofertados na celebração.

"QUAL É O SEU GRITO?"

Nenhum comentário: