pagina

Pesquisar este blog

A HORA CERTA

terça-feira, 19 de junho de 2012

Bastidores Eleitorais em Birigui continuam movimentados



Jornalista : Arnon Gomes




Birigui - Os bastidores eleitorais em Birigui foram movimentados entre o fim de semana e a segunda-feira. Presidente local do PSDB, o empresário Mário Maçaru Umetta voltou de São Paulo ontem com o aval da direção estadual do partido e de secretários do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para o lançamento de sua candidatura à sucessão do prefeito Wilson Borini (PMDB).



Uma eventual oficialização da candidatura tucana à Prefeitura, que poderá ocorrer em convenção prevista para o dia 26 ou 30 deste mês, não é bem-vista por articuladores da candidatura do deputado estadual Roque Barbiere (PTB) ao Executivo. Quando Umetta assumiu o comando municipal do PSDB, em março do ano passado, acreditava-se que Roquinho já teria o tucanato assegurado ao seu lado. Tudo por conta da aproximação do petebista com Umetta.



Dúvidas existentes



Entretanto, há, dentro do próprio PSDB biriguiense, quem veja a candidatura de Umetta como um cenário de momento. Correligionários tucanos não descartam a possibilidade de formação de aliança com o PTB de Roquinho até o final do mês. Já no grupo do deputado, existem entendimentos de que a reafirmação do PSDB da pré-candidatura de Umetta seria uma estratégia de valorização da sigla para ver qual legenda oferece melhor espaço dentro de uma possível coligação para a disputa majoritária.



Definição antecipada



Ainda em Birigui, o PP só fará a sua convenção no próximo dia 25. Entretanto, a legenda já acertou, em reunião no fim de semana, quem irá apoiar na disputa pela Prefeitura. Será Roquinho, assim como ocorreu em 2008. A confirmação foi feita pelo próprio presidente pepista, Celso Mantovani, que, na semana passada, chegou a articular uma movimentação que envolvia ainda PR e PSDB para um eventual lançamento de candidatura.



Participação garantida?



Vale lembrar que, no mês passado, Mantovani foi enfático em dizer que a coligação que desse a garantia de pelo menos duas secretarias ao PP em um eventual governo teria o apoio da legenda. Sobre este aspecto, Mantovani disse que já ouviu do grupo de Roquinho que ao menos a “participação no governo” está garantida. “Por isso, já vamos para a convenção decididos”, afirmou o líder pepista.



Cuidado

O PV de Birigui tem adotado bastante cautela para definir coligações para as eleições proporcionais. Coligado com o PT na eleição passada, os verdes tiveram dois candidatos com mais de mil votos. Só que nenhum se elegeu. Por outro lado, ajudaram a eleger dois petistas. Sob a alegação de que não se aliarão novamente com o PT por compromissos que não teriam sido cumpridos, o PV segue quase isolado. Segundo informações de bastidores, conversas adiantadas, até o momento, só ocorreram com o PTN.

Fonte: Folha da Região de Araçatuba.



Nenhum comentário: